Manter
os registros das entradas e saídas de capital é fundamental em qualquer tipo de
empresa. Tendo esse controle, é mais fácil entender a situação pela qual ela
está passando e evitar problemas. Essas anotações são feitas normalmente em um
documento chamado livro-caixa. Seus lançamentos são feitos, obviamente, quando
há movimentação, mas é importante avaliar e consultar esse documento em um
intervalo de tempo regular.
No
entanto, além do registro correto e mapeamento do fluxo financeiro, é preciso
ir muito além neste assunto. Entender toda a importância do item para que uma
empresa colha os bons frutos de uma gestão financeira bem-feita, garantindo a
saúde do negócio e, além disso, tendo acesso a informações estratégicas para
tomada de decisão. O que é o livro caixa? O livro caixa é uma ferramenta usada
para auxiliar diretamente no registro contábil de empresas. Nele, ficam
registradas todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período,
que pode ser diário, mensal ou anual, a depender do tamanho do negócio.
Além
disso, quando bem estruturado, esse livro ajuda na hora da demonstração de
resultados (DRE) e o balanço patrimonial do negócio, bem como pode ajudar a
evitar problemas contábeis com a Receita Federal. Quanto à obrigatoriedade, o
livro caixa se faz obrigatório para empresas que optam pelo Simples Nacional e
é uma responsabilidade facultativa para os negócios que possuem Lucro
Presumido.
Para
mais informações falem conosco, podemos ajudar! Um abraço e até a próxima.