Como Mapear o Fluxo Contábil da Sua Empresa Com o Livro Caixa.

Contabilidade

Manter os registros das entradas e saídas de capital é fundamental em qualquer tipo de empresa. Tendo esse controle, é mais fácil entender a situação pela qual ela está passando e evitar problemas. Essas anotações são feitas normalmente em um documento chamado livro-caixa. Seus lançamentos são feitos, obviamente, quando há movimentação, mas é importante avaliar e consultar esse documento em um intervalo de tempo regular.

No entanto, além do registro correto e mapeamento do fluxo financeiro, é preciso ir muito além neste assunto. Entender toda a importância do item para que uma empresa colha os bons frutos de uma gestão financeira bem-feita, garantindo a saúde do negócio e, além disso, tendo acesso a informações estratégicas para tomada de decisão. O que é o livro caixa? O livro caixa é uma ferramenta usada para auxiliar diretamente no registro contábil de empresas. Nele, ficam registradas todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período, que pode ser diário, mensal ou anual, a depender do tamanho do negócio. 

Além disso, quando bem estruturado, esse livro ajuda na hora da demonstração de resultados (DRE) e o balanço patrimonial do negócio, bem como pode ajudar a evitar problemas contábeis com a Receita Federal. Quanto à obrigatoriedade, o livro caixa se faz obrigatório para empresas que optam pelo Simples Nacional e é uma responsabilidade facultativa para os negócios que possuem Lucro Presumido.

Para mais informações falem conosco, podemos ajudar! Um abraço e até a próxima.

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