No
ambiente corporativo somos, em muitas ocasiões, cobrados para a redução de
custo/despesas, mas geralmente não temos o entendimento completo sobre o que
seria custos e despesas. É visto que normalmente, os colaboradores que não
entendem a diferenciação, classificam todos os gastos como despesas ou como
custos, sendo 8 ou 80.
Assim, a ideia desse artigo é esclarecer os
conceitos de ambas as nomenclaturas. CUSTOS: são gastos de bens ou serviços com
objetivos de serem utilizados na produção de outros bens e serviços. Por exemplo:
a matéria-prima comprada e imediatamente utilizada na produção, surge o custo
da matéria prima como integrante do produto acabado (PA).
Outro exemplo seria a energia gasta no setor industrial que também integra o PA. DESPESA: são gastos consumidos diretos ou indiretamente para a obtenção de receitas. Outro conceito é que despesas são redutores de Patrimônio líquido e que há característica de sacrifícios no processo de obtenção de receitas.
Para
mais informações falem conosco, podemos te ajudar! Um abraço e até a próxima.